Futebol Paulista

Por decisão de diretor do MAC, Marília Gol não transmitirá jogos da Série A3

Foto: Matheus Dahsan / Marília AC

Após mais de 6 anos realizando a transmissão dos jogos em vídeo para o canal oficial da Federação Paulista de Futebol, o Marília Gol não fará mais as transmissões das partidas do MAC no Campeonato Paulista da Série A3 deste ano.

A decisão foi tomada pelo novo diretor de futebol Vagner Silva que decidiu montar uma equipe de transmissão do próprio clube para ser veiculada no canal da MAC TV no YouTube. A Federação Paulista de Futebol porém proibiu o clube de veicular as transmissões dos jogos em outras mídias sociais que não fosse em sua plataforma oficial no My Cujoo (plataforma das transmissões da FPF)

Os direitos de TV dos campeonatos Paulistas da Séries A1, A2 e A3 pertencem a rede Globo de televisão, que por sua vez não tem o interesse em transmitir jogos do campeonato da Série A-3 repassando de volta os direitos de transmissão para a Federação Paulista de Futebol que veicula todos os jogos em seu canal oficial no My cujoo e repassa alguns jogos para a Rede Vida de Televisão.

Mesmo sem poder transmitir no YouTube e não podendo lucrar com a transmissão através de venda de anúncios ou ingressos virtuais, o diretor do clube manteve a decisão de tirar a transmissão do Marília Gol e interferir diretamente na escolha da FPF na equipe que irá realizar as transmissões da partida, mesmo com o clube não obtendo lucro nenhum na realização da transmissão do jogo.

O Marília Gol realiza transmissões para a Federação Paulista de forma oficial desde 2014 quando transmitiu MAC x Monte Azul pela 18 rodada do campeonato Paulista da Série A2, de lá para cá, o Marília Gol sempre ficou responsável pelas transmissões da Federação Paulista de Futebol em jogos na cidade de Marília por escolha da própria entidade.

Desde essa data(2014), o Marília Gol realizava as transmissões para a FPF sem remuneração por parte da entidade que por sua vez liberava anúncios durante a transmissão e veiculação em outras mídias sociais além de sua plataforma oficial.

A partir do fim do ano passado, a Federação Paulista de Futebol padronizou as transmissões de todos os jogos de suas competições e passou a remunerar todas as equipes de transmissão que realizassem o streaming para o canal oficial da entidade. A FPF a partir daí, proibiu a veiculação de anúncios, propagandas e postagem das transmissões em outras redes sociais que não fosse as oficiais da FPF.

A Federação Paulista remunera as equipes de transmissão a cada jogo, dando prioridade sempre para equipes locais realizarem a transmissão de acordo com sua cidade, a entidade paga um valor de custo para as equipes como uma espécie de valorização do trabalho da imprensa local que realizar a transmissão da partida.

A Federação Paulista tem contrato com a Globo até 2022, todos os clubes das três divisões recebem cotas por participarem das competições oriundas do acerto da Federação Paulista com a emissora carioca.

NOTA OFICIAL DO MARÍLIA GOL

O Marília Gol lamenta profundamente a atitude do diretor executivo do Marília Atletico Clube, Vagner Silva de interferir diretamente com a FPF na escolha da equipe de transmissão dos jogos.

Lamentamos também o aval dado ao diretor do MAC pelo segundo vice presidente Alysson Alex e pelo presidente do Marília e atual prefeito da cidade, Daniel Alonso.

O Marília Gol entende que não é papel do diretor de futebol , segundo vice ou presidente do clube escolher ou interferir na escolha da equipe quem irá transmitir seus jogos, essa escolha deveria ser feita apenas pela Federação Paulista sem interferência ou benefício nenhum da diretoria do Marília por outros profissionais da imprensa.

O Marília Gol lamenta o desrespeito da diretoria do Marília com sua equipe que transmite os jogos ao vivo do MAC desde 2011, ficamos profundamente decepcionados pela atual diretoria do MAC não respeitar a história de quem sempre batalhou para tentar levar aos torcedores as imagens dos jogos quando o clube estava em divisões inferiores e quando a grande mídia parou de transmitir jogos do clube.

Através do nosso esforço e pioneirismo de transmissão ao vivo na cidade em jogos do MAC, podemos proporcionar momentos inesquecíveis para o torcedor alviceleste como a transmissão exclusiva dos acessos dos Campeonatos Paulista das Séries A3 e A2 (2013 e 2014) e do acesso do ano passado do Campeonato Paulista da segunda divisão de 2019.

Reiteramos e lamentamos mais uma vez a interferência do clube na escolha da equipe de transmissão através de seu diretor Wagner Silva com o aval do segundo vice presidente Alysson Alex e do presidente Daniel Alonso.

Luiz Carlos Júnior